Podoposturologia

Posturologia é a ciência médica que estuda as consequências sobre o sistema proprioceptivo ligadas ao posicionamento sistematicamente incorreto do corpo.

Esta disfunção pode afetar todas as partes do corpo humano e um diagnóstico diferencial deve ser feito.

Muitos dos sintomas de disfunções proprioceptivas são consideradas como doenças orgânicas e seu tratamento clássico se torna um desastre, porque muitos médicos estão ignorando este tipo de disfunções.

Posturologia é revolucionária. O método é baseado na descoberta de padrões estruturais e biomecânicos impróprios no corpo do paciente. É uma abordagem estruturalmente holística para o alívio da dor e preenche um vazio deixado pela medicina tradicional, analisando as causas da dor.

Diferentes problemas posturais

O sistema postural é muito complexo, que envolve estruturas do sistema nervoso central e periférico e, especialmente, o olho, pé, pele, músculos, articulações, mas também o sistema estomatognático (língua, deglutição e respiração) e o ouvido interno.

O sistema nervoso central utiliza a informação a partir de todas estas estruturas e adequadamente ajusta a resistência desejada contra a gravidade a partir da informação recebida dos pés e olhos.

Se, ao longo do tempo, a dor surge em qualquer nível, em primeiro lugar o “Sistema Postural” vai tentar compensar de alguma forma (maior rotação do ombro, da pelve, escoliose, restrição da rotação da cabeça…), no entanto, esta capacidade de compensar é só temporária, e se não for tratada a dor crônica (dores de cabeça, dor no pescoço, nevralgias, oclusão dentária de mastigação, dor nas costas, lombalgia, lumbosciatica, dor no ombro, nos braços dos quadris, joelhos, tornozelos) entra para ficar.

Estas patologias afetam nossas vidas diárias e, conseqüentemente, nossa psique. É fundamental neste momento, apesar de todas as dificuldades que podem ser facilmente imaginadas para atuar em vários níveis para tentar corrigir e reprogramar o “Sistema Postural “.

O termo reprogramação postural refere-se ao ato de dar a informação constante ao corpo (por um período suficientemente de tempo) para que o esquema corporal possa ser “reprogramado” até que se torne estável e saudável novamente.

Podoposturologia com uso de palmilhas

Um dos métodos usados para corrigir a postura é a reprogramação postural através de palmilhas. O uso é tanto preventivo como terapêutico. O método começou na França e seu objetivo é estudar a influência dos pés na postura do corpo.

O objetivo do uso de palmilhas é reduzir a pressão da gravidade nos pés, distribuindo o peso pela planta dos pés como um todo, e não concentradas em um só ponto. Colocadas entre os pés e os sapatos, as palmilhas ajudam a manter o corpo ereto, tento em situações cotidianas (caminhadas, passeios) como esportivas (corrida, atividades físicas intensas).

Um Comentário

  1. Olá,bom dia.

    Somos da HS Technology responsaveis pelos produtos PODO tech
    e gostariamos de um endereço e- mail para que nós possamos entrar em contato
    para saber a metodologia que vocês usam nas confeccções de palmilhas e também passa um link apresentando nossos materias.
    Desde ja o meu agradecimento,

    Bruno

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *