Pé Chato

Pés achatados nem sempre são um problemaPés chatos ocorrem quando a planta ou dorso do pé entra em colapso e fica em contato dirato com o solo.

Pés chatos, em si, não costumam causar dores, mas pode ser um fator que contribui com para outros problemas em seus pés, tornozelos e joelhos. Pés chatos são uma condição bastante comum. Os arcos  dos pés geralmente se desenvolvem na infância e na idade adulta, a maioria das pessoas desenvolveram arcos, porém algumas pessoas nunca desenvolvem arcos.

Esta é uma variação normal em tipo de pé, e as pessoas podem ou não ter problemas com pés chatos. Ligamentos frouxos podem causar pés chatos, assim como condições congênitas, que afetam o pé. Pés chatos podem ser associados a pronação, o que acontece quando a planta dos pés tocam o chão, fazendo com que seus tornozelos inclinem-se para dentro em direção ao outro.

A planta dos pés também podem se achatar ao longo do tempo. Anos de uso e desgaste podem enfraquecer o tendão tibial posterior, que corre ao longo do interior do tornozelo, a partir de acima de seu tornozelo para a planta. O tendão tibial posterior é a principal estrutura de suporte para o arco. Uma sobrecarga no tendão pode causar inflamação do tendão e até mesmo rompimento do tendão. Uma vez que o tendão está danificado, o arco do pé perde apoio e pode achatar.

Você pode perder o apoio em seus arcos, devido ao estresse contínuo em seus pés. Uma dessas tensões podem ser de o uso prolongado de saltos altos, que podem afetar o seu tendão de Aquiles e alterar a mecânica de seus tornozelos.

Um dos maiores indicadores de pés planos são desconforto e dor. Como o arco normal começa a cair, a pé pode tornar-se muito desconfortável. O pé também pode se voltar para dentro do tornozelo, causando uma caminhada que está concentrada na parte interna do pé. Devido à estrutura menos favorável de um pé plano, a tensão postural e desalinhamento através do pé, tornozelo, joelho e região lombar podem ocorrer.

Um Comentário

  1. Sofro muito com dores no arco do pé e preciso de ajuda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *