Como evitar joanetes

Joanetes são uma área localizada de alargamento da porção interna da articulação da base do dedo grande do pé. O alargamento efetivamente representa a formação de osso adicional, frequentemente em combinação com um desalinhamento do dedo grande do pé. A posição normal do dedão do pé (em frente) gira para o exterior, voltando para os dedos menores dos pés. A articulação alargada na base do dedão do pé pode se tornar inflamado, com vermelhidão, dor e sensibilidade. Um joanete menos comum é na articulação na base do dedo mindinho do pé.

Como reconhecer um joanete

Alguns estudos relatam que joanetes ocorrem quase 10 vezes mais freqüentemente em mulheres do que homens. Tem sido sugerido que sapatos apertados, especialmente sapatos de salto alto e sapatos de bico estreito pode aumentar o risco para a formação de joanete.

Joanetes costumam ser mais comuns em pessoas que usam sapatos do que em pessoas que costumam andar com os pés descalços. Além disso, parece ser um fator herdado (genética), que predispõem uma pessoa para o desenvolvimento de joanetes,especialmente quando ocorrem em indivíduos mais jovens.

Dicas médicas sobre joanetes

Confira a entrevista do Dr. Mauro (ortopedista) feito para o canal Pílulas de Saúde (www.farmatv.com.br). São duas partes:

Joanetes – Ortopedia – Dr Mauro (parte 1)

Joanetes – Ortopedia – Dr Mauro (parte 2)