Esporão calcâneoEsporões (esporão do calcanhar) são depósitos de cálcio macios e dobráveis, que são normalmente o resultado da tensão e inflamação de longa data na fáscia plantar próxima do calcanhar. O esporão do calcanhar em si é não é doloroso. A dor provavelmente decorre da inflamação da fáscia plantar. A fáscia plantar engloba músculos na sola do pé. Ele suporta o arco do pé, agindo como uma corda para se conectar a bola do pé até o calcanhar.

As causas comuns incluem carga excessiva sobre o pé por conta de obesidade ou um aumento súbito em peso, um aumento súbito da quantidade de caminhada ou atividades sportivas.

Como reconhecer um esporão

Muitas vezes as pessoas falam sobre uma dor incômoda, que é sentida na maioria das vezes com episódios de uma forte dor no centro do calcanhar ou na margem interna do calcanhar. Muitas vezes a dor é pior no primeiro levantar de manhã e depois de deitar e é agravada por carregar pesos de forma prolongada e utilizar sapatos de sola fina.

Produtos recomendados

Palmilhas esportivas ou palmilhas de silicone podem aliviar a dor e pressão associada com esporões, fornecendo suporte para todos os quatro arcos dos pés que ajudam a aliviar a pressão no calcanhar.

O que é esporão de calcâneo e quais são as causas?

Esporão de calcanhar (também conhecido como esporão de calcâneno) é um crescimento de cálcio, que geralmente se forma perto da área onde o osso do calcanhar se encontra com a planta dos pés. Um esporão é muitas vezes uma estrutura óssea afiada e saliente que pode pressionar contra tecidos sensíveis causando dor no pé.

Pronação e supinação são muitas vezes fatores que contribuem para o estresse anormal e desgaste da planta dos pés e pode causar dor, inflamação e inchaço na planta dos pés para, finalmente, arrancá-la do calcanhar. Esporões geralmente se desenvolvem onde esta ruptura ocorre.

Esporão de calcanhar ou esporões ósseos no calcanhar são uma causa muito comum de dores no calcanhar em adultos com arcos do pé extremos, como pés chatos ou arcos elevados. Muitas vezes esporões são acompanhadas por outras condições dolorosas, incluindo a fascite plantar, tendinite de Aquiles, dor na planta dos pés, e outras condições ortopédicas.

Muitos destes problemas comuns nos pés e causas de dor no calcanhar são frequentes em pessoas que passam muito tempo de pé, em atletas que participam de esportes de alto impacto, em pessoas que estão com sobrepeso ou obesos, e em pessoas com má circulação nos pés, embora esses fatores nem sempre são a causa de esporão de calcanhar. Dor de esporão é normalmente mais doloroso quando na primeira tentativa de caminhar depois de se sentar ou levantar pela manhã.

Outra causa muito provável de esporão de calcanhar e um fator contribuinte nas dores no calcanhar acredita-se ser o uso de sapatos que não oferecem suporte ao arco dos pés, ou nenhuma proteção ao calcanhar.

Quais são os tratamentos mais comuns para esporão de calcanhar

Existem muitos tratamentos para esporão de calcanhar, fascite plantar, e dor no calcanhar. Em casos de dor intensa, é sempre recomendado que você consulte um médico. Para um alívio temporário (e, muitas vezes, definitivo) muitos que sofrem de esporão de calcâneo substituem suas palmilhas dos calçados, com palmilhas de silicone ou palmilhas em gel. Outros tratamentos podem incluir talas noturnas, terapia de ondas de choque de ultrassom, elevação dos pés, compressas de gelos nos pés, ou mesmo cirurgia para remover o esporão de calcâneo.