Dor nos pés

O que é a dor do pé? O que causa a dor no pé?

Solução para suas dores nos pés - palmilhasSeus pés nunca deve doer! Embora a maioria das pessoas simplesmente aceite a dor do pé como parte de suas vidas, os pés são projetados para suportar o corpo através de praticamente qualquer atividade, e o desconforto é geralmente um sinal de que algo não está certo.

Se seus pés doem no final do dia, ou se há uma área de seus pés que lhe dá problemas, é provável que seu corpo está tentando lhe enviar uma mensagem. Vamos dar uma olhada em algumas das causas comuns de dores leves e moderadas nos pés.

Sapatos Mal ajustados

O pé humano é capaz de se adaptar a terrenos irregulares, sob uma grande variedade de circunstâncias. No entanto, a maioria das pessoas hoje em dia encontra-se caminhando sobre um único tipo de superfície: duro e liso. Infelizmente, os pés humanos não se dão muito bem neste tipo de superfície. Para piorar a situação, os sapatos são mal projetados para apoiar os músculos dos pés contra estas condições. De fato, a maioria dos sapatos são medidos apenas pelo tamanho, que é o comprimento do pé medido do calcanhar até o final do dedo mais longo.

Não use sapatos mal ajustados, eles podem machucar seu pé

Há três coisas a considerar para escolher um calçado:

  1. Comprimento do pé
  2. Largura do pé
  3. Tamanho da planta do pé

A maioria dos sapatos só se encaixam no seu comprimento do pé. Alguns sapatos levam em conta a largura do pé, mas nenhum sapato pode ajustar com precisão o tamanho da planta. Enquanto alguns sapatos podem incluir palmilhas e apoios para a planta do pés, as palmilhas provavelmente não foram medidos com as plantas. É por isso que palmilhas recomendadas por ortopedistas e profissionais de saúde, feitos sob medida, são recomendadas.

Se seus pés doem, você pode apenas estar enfrentando os efeitos colaterais de anos de uso de sapatos mal ajustados. Quando foi a última vez que tinha o seu pé medido para o tamanho do sapato por um profissional? Provavelmente, nunca. E, enquanto isso, você pode estar usando sapatos que são um pouco grande demais, pequeno demais, muito largos, ou muito estreitos. Você também pode usar sapatos que não apoiam o suficiente, ou sapatos que são inadequados para os tipos de atividades que você faz.

Os especialistas concordam que, quando os pés doem, o culpado número um são sapatos mal ajustados. Imagine o quanto melhor seus pés podem sentir em sapatos que se ajustem suas plantas, e seus pés!

Contato demais com superfícies duras

Superfícies duras nunca são boas para os pés. De fato, os pés se adaptam melhor às superfícies que enchem a forma da planta dos pés, tal como areia, lama ou grama. Infelizmente, muitos de nós não tem mais a chance de andar em superfícies que são boas para os nossos pés. A maioria das pessoas ganham a vida a pé e de pé sobre azulejo, concreto, madeira ou carpete denso. Com o tempo, isso coloca pressão imensa sobre os pés!

Seus músculos, tendões e ligamentos do pé tentam fazer o seu melhor para manter a forma da planta dos pés, mas se você está gastando muito tempo em superfícies planas, um dia a pressão do seu peso corporal pode causar seu pé achatar. Com o achatamento dos pés, os músculos podem tornar-se progressivamente mais fracos e incapazes de apoiar os pés ou o corpo. Isto significa que os tendões e ligamentos delicadas em seus pés gradualmente esticarão e puxarão muito, pois eles tentarão manter sua planta dos pés intactos!

Todo mundo sabe que andar em superfícies duras faz doer os pés, mas a maioria das pessoas assumem que seus pés podem se acostumar com isso depois de um tempo. Infelizmente, o oposto é verdadeiro, se você ficar em pé e caminhar em superfícies duras sem apoios para a planta dos pés, a gradual redução dos seus tendões podem piorar a dor!

Felizmente, há boas notícias. Usar palmilhas, calcanheiras e outros tipos de suporte podem ajudar seus músculos a voltarem no lugar.

Quando você usa palmilhas, seus pés são suportados na forma do pé ideal, e todo o peso do seu corpo é distribuído uniformemente através de cada músculo, tendão, ligamento e em ambos os pés. A ideia é apoiar seus pés em todos os momentos,  mesmo na mais difícil das superfícies, durante todo o dia. Assim, seus pés podem ser re-alinhados, e livre de dores.

4 Comments

  1. Indalecia Campos Freire

    Estou com uma fascite plantar muito dolorida e tenho pés chatos. É possível, em uma só palmilha, remediar os dois males?
    Obrigada,

    Indalécia.

    • palmilhasilicone

      Olá Indalecia,

      Fascite plantar sim é possível amenizar com palmilhas e calçados apropriados. Já sobre pés chatos a recomendação é falar com seu médico!

    • palmilhasilicone

      Sim! Pé chato, em si, não é um problema, mas usar uma palmilha ajuda. Já pra fascite o benefício é muito grande. Seu ortopedista pode recomendar o melhor caminho (por exemplo, se a fascite for mais grave que o pé chato ou o contrário). Boa sorte!

  2. Olá, tenho braquimetatarsia no pé direito e gostaria de saber qual a palmilha mais apropriada para dores localizadas abaixo do 3º e 4º dedo.

    Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *