Melhore sua postura

Como melhorar sua postura começando pelos pés

Auto massagem nos pés e pernasSe uma casa for construída sobre uma base sólida, bem planejada, vai criar uma excelente fundação para o resto da estrutura. Nossos corpos funcionam da mesma forma.

Se você tem dor nas articulações e pés, rigidez na parte inferior das costas e/ou parte superior das costas, sim, essas doenças podem ocorrer devido à rigidez muscular e tensão, mas você já pensou que olhar para baixo para ver se o problema começa em um lugar diferente do local da dor?

Um grande número de pessoas podem não ter dor em seus pés, mas eles podem ser a fonte de seus problemas mais acima no corpo. Muitos estudos ao longo dos anos afirmam que 80% das pessoas têm problemas nos pés, mesmo sem sentir quaisquer problemas com eles, e 80% também experimentam dor lombar em algum momento de sua vida. Muitos quiropráticos e especialistas acreditam que essas estatísticas idênticas não são coincidência.

Um desalinhamento dos pés pode causar uma série de problemas, incluindo dor nas costas, dor ciática, dor nas articulações, dor nas articulações do quadril, problemas de postura, rigidez nas articulações e músculos posteriores das pernas, hérnias de disco, dor no joelho, osteoartrite, desequilíbrio pélvico, síndrome do piriforme e mesmo dores de cabeça. E isto ainda porque não falamos dos problemas que podem ocorrer com os próprios pés.

Posturas ruins e postura correta
Como nossos pés funcionam?

Nossos pés são muito importantes. Eles têm 26 ossos, 33 articulações e mais de 100 músculos, tendões e ligamentos. Eles estão divididos em três partes, a parte traseira, o osso do tornozelo e osso do calcanhar; meados do pé, um grupo de 5 ossos irregulares no arco do pé; e antepé, os metatarsos e dedos dos pés.

Nossos pés se movem de muitas maneiras

  • Flexão plantar do tornozelo, que ocorre quando você está na ponta dos pés. Se você está sentado com as pernas cruzadas na sua frente, a flexão plantar do tornozelo acontece quando você empurra os dedos dos pés para fora
  • Dorsiflexão, que ocorre quando você fica em pé sobre o calcanhar e levanta a palma do pé do chão. Se você está sentado, dorsiflexão acontece quando você empurra os calcanhares para longe de você e puxa os dedos dos pés em direção a você.
  • Supinação, que acontece quando joga o peso do seu corpo para as bordas exteriores de seus pés, levantando os arcos e a base do dedão. Supinação sem peso acontece quando você se senta com as pernas cruzadas à sua frente e vira as solas dos pés para que elas fiquem de frente uma para a outra.
  • Pronação, que ocorre quando você levanta as bordas exteriores de seus pés quando fica em pé, torcendo seus arcos. Em posturas sentadas, pronação ocorre quando você pressiona para fora a palma dos pés e as bases de seus dedões dos pés.

Uma correta distribuição do peso sobre nossos pés não só irá dar o seu corpo o alinhamento postural ideal, mas também uma grande fundação para todos os momentos da sua vida, em todas as situações em que seus pés estão envolvidos.

Postura ruim causada por pronaçãoMas vamos parar por um momento para observar o que pode acontecer com distribuição desigual de peso durante o andar. De acordo com um estudo de 2009 feito pela American Podiatric Medical Association, a pessoa média anda de 8.000 a 10.000 passos em um dia. Isso significa um monte de movimento em ossos, músculos e articulações, e é especialmente pesado para seu corpo e coluna quando não há uma coordenação adequada no corpo.

Foi estimado por um grupo de quiropráticos que cerca de 77% dos seus pacientes pesquisados ​​têm pronação ligeira a moderada. Porque seus pés pronam demais – os arcos se contraem e tornozelos giram – eles não suportam adequadamente o seu corpo. Como uma casa em uma fundação ruim, todo o seu corpo é afetado. Seus joelhos giram para dentro, sua coluna fica curvada, fazendo seu estômago e nádegas saltarem para fora, seus ombros movem-se para a frente e sua cabeça fica à frente de seus ombros – a definição perfeita de má postura. Você está fora de equilíbrio e isso fica evidente, encontre uma foto sua onde você esteja de lado e você poderá notar qualquer uma dessas coisas. Você está forçando seu corpo, e ao longo do tempo você está causando danos físicos aos seus músculos, ligamentos e articulações.

Então o que você pode fazer?

  1. Esteja ciente: Tome um tempo para estudar a forma como você está, ou pedir para seu médico observar a situação das suas pernas e o alinhamento postural. Um quiroprático, fisioterapeuta ou professor de ioga com extensa experiência em anatomia e fisiologia podem fazer isso por você também.
  2. Faça ajustes: Seu corpo pode precisar de uma mudança na forma como você anda. Por exemplo, se você perceber que você anda mais em direção ao seu peito do pé, ajuste a forma como você anda por conta própria, conscientemente. Descubra a distribuição correta de peso e movimento em seus pés.
  3. Desenvolva força muscular e relaxamento: Se você tiver pé chato, os músculos pode estar fracos, trabalhe esses músculos das pernas para ganhar força. Por outro lado, alguns músculos podem ser muito fortes, puxando a perna e ou pelve em uma certa direção. Trabalhe para relaxar esses músculos além de construir a força em seus setores mais fracos.
  4. Use exercícios de tração: Tração, quando feito manualmente com uma correia ou cinto, pode ser uma ótima maneira de trabalhar com cuidado suas áreas de problema para voltar à sua forma, força ou posição mais mais favorável.
  5. Ande descalço: Nossos corpos não foram projetados para a sociedade moderna. Nossos pés foram feitos para andar como eles são. Usar saltos ou tênis coloca os pés em uma forma não muito natural, não importa o quanto seja anunciado que os calçados sejam bons para caminhar, correr ou qualquer outra atividade.
  6. Use palmilhas só quando necessário: Muitos pediatras e médicos vão sugerir palmilhas personalizadas para sapatos feitos para os pacientes. Embora eles fazem você se sentir melhor quando você usar seus sapatos, eles também podem mascarar o problema em vez de corrigi-lo completamente.
  7. Faça massagem nos seus pés usando bolas de borrachaSeja gentil: Trate seus pés com bondade. Eles levam você em todos os lugares que você precisa. Lembre-se de massagear seus pés para liberar a tensão. Use uma bola de borracha dura sob as solas dos pés, movendo o pé para trás e para frente: isso faz maravilhas para aquelas tensões e dores que sempre aparecem.

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