De modo geral, palmilhas ortopédicas tentam corrigir o funcionamento defeituoso dos pés. Ao mesmo tempo, aliviam a pressão em determinadas áreas dos pés que estão causando desconforto.

Palmilhas personalizadas

Isto significa que você não pode escolher qualquer palmilha. Tem que ser a palmilha certa para você, que estimule seus pés ao fazer os movimentos corretos, e que prestam apoio quando você precisar dele. É por isso que algumas pessoas usam palmilhas personalizadas por anos. A cada dois anos é recomendável visitar um podólogo, que pode fazer novos pares para você. Hoje em dia você não precisa nem sair de casa para comprar um par de palmilhas personalizadas!

Pronação e supinação

Existem três tipos de pessoas quando se trata de seu posicionamento pé: pronadores e supinadoes, e as pessoas que detêm uma posição neutra. Pronadores tem os “pés para dentro”, com a ponta dos pés apontando para dentro dos tornozelos, enquanto supinadores possuem pés que apontam para fora de seus tornozelos. Dê uma olhada nessas imagens de pronação e supinação, e você vai ver imediatamente o que significam.

É óbvio que com pronação, você coloca pressão adicional sobre as articulações grandes dos pés e, portanto, pode estimular a formação de um joanete. Mas supinadores aparentemente podem fazer a mesma coisa: dê uma olhada na imagem abaixo. É uma pessoa descalça, e você pode ver claramente que seus tornozelos estão girando para fora. Então você pode achar que essa pessoa não coloca muita pressão nas minhas articulações grandes dos pés.

Os sapatos dessa pessoa, no entanto, contam uma história diferente. Como seria de se esperar, a parte externa dos calcanhares mostram desgaste excessivo. Mas, ao mesmo tempo, as partes internas do antepé também.

Palmilha Pré-fabricadas

Para ajudar você a cuidar de seus pés, existem muitas palmilhas pré-fabricadas disponíveis no mercado. Como palmilhas de gel e palmilhas almofadadas, por exemplo. Eles podem ser confortáveis, mas eles não foram criados para corrigir problemas específicos de pisadas de cada pessoa. Sua função principal é de absorção de choque e às vezes de apoio ao arco dos pés. Ao fazê-lo, evitam que os pés fiquem cansados ​​e, possivelmente, evitam dores nas pernas e nas costas.

Uma das opções de palmilhas pré-fabricadas são as palmilhas de controle postural. Elas têm uma base de borracha, revestida com uma camada de feltro. A principal diferença entre essas palmilhas e as palmilhas ortopédicas personalizadas é que eles só têm uma pequena cunha sob a área de dedão do pé. Isso é para estimular o seu pé para fazer o movimento certo.

Outro método que existe para corrigir a pronação ou supinação são pequenos dispositivos ortopéticos para fazer você andar em linha reta. Estes não são, de fato, palmilhas ortopédicas reais, mas apenas pequenas tiras que você coloca sob o calcanhar para corrigir sua postura.